Brasao TCE

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO TOCANTINS

SISTEMA INTEGRADO DE CONTROLE E AUDITORIA PÚBLICA

ACOMPANHAMENTO DE GESTÃO

   

PROPOSTA DE ALERTA Nº 22/2019

PERÍODO DE REFERÊNCIA: 4º BIMESTRE DE 2019
ENTIDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRÓPOLIS/TO

CNPJ: 00.007.401/0001-73
GESTOR: Sr.(a) FABIO PEREIRA VAZ

Considerando que o artigo 125-C, incluiu o instrumento de fiscalização acompanhamento no Regimento Interno desta Corte de Contas.

Considerando que o §1º, do artigo 125-C, prevê que "as atividades dos órgãos e entidades jurisdicionados ao Tribunal poderão ser acompanhadas de forma seletiva e concomitante, mediante informações obtidas nos sistemas eletrônicos do Tribunal, sistemas informatizados adotados pela Administração pública estadual e municipais, e/ou dados e informações de órgãos parceiros ou de livre disponibilidade na rede mundial de computadores".

Considerando a IN/TCE nº 02/2013, que estabelece as principais irregularidades que constituem fator de rejeição das contas anuais consolidadas, e de ordenadores de despesas prestadas pelos gestores públicos ao Tribunal de Contas, para fins de emissão de parecer prévio e julgamento.

O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO TOCANTINS, através do Conselheiro Relator, vem ALERTAR o Gestor, das seguintes situações encontradas:

Alerta 2. TENDÊNCIA DE NÃO CUMPRIMENTO DO LIMITE MÍNIMO EM EDUCAÇÃO, EM RAZÃO DO RESULTADO DA ANÁLISE REALIZADA NA 4ª REMESSA DE DADOS DO EXERCÍCIO DE 2019 PELA DIRETORIA DE CONTROLE EXTERNO, CONFORME INFORMAÇÕES ENVIADAS ATRAVÉS DO SICAP/CONTÁBIL. SEGUE ABAIXO A SITUAÇÃO DA OCORRÊNCIA:

GASTOS COM MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO
Aplicação de no mínimo 25% (vinte e cinco por cento) da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, em gastos com manutenção e desenvolvimento do ensino (CF, art. 212).

Aplicação em Ensino/Receita de Impostos e de Transferências
RECEITA DE IMPOSTOS E DE TRANSFERÊNCIAS CONSTITUCIONAIS APLICAÇÃO MÍNIMA 25% MONTANTE APLICADO %
7.994.035,74 1.998.508,94 1.352.309,27 16,92%

Conforme os dados acima, o município, até o 4º bimestre, aplicou na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino o valor de R$ 1.352.309,27, que sobre a receita proveniente de impostos e transferências constitucionais de R$ 7.994.035,74, resulta no percentual de 16,92%. Portanto, observa-se uma tendência de não cumprir o limite mínimo de 25% previsto no artigo 212 da Constituição Federal.

Alerta 4. DESPESAS EMPENHADAS, LIQUIDADAS E PAGAS EM DATA PRÓXIMA.

O empenho da despesa deve ser realizado antes do início da prestação do serviço e/ou entrega de mercadorias e a liquidação apenas após a entrega dos bens e/ou prestação de serviços, conforme os artigos 60, 62 e 63 da lei 4.320/64. No entanto, identificou-se despesas que possuem datas próximas nas 3 fases.

UG Credor Nº empenho Valor Empenho Data Valor Liquidação Data Valor Pagamento Data
SECRETARIA EXECUTIVA DE GESTAO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRÓPOLIS SINDICATO RURAL DE PALMEIROPOLIS 2019000079207 100.000,00 05/06/2019 100.000,00 05/06/2019 100.000,00 05/06/2019
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE PALMEIRÓPOLIS BRASIL CARD ADMINISTRADORA DE CARTOES LTDA 2019000075797 47.261,61 12/03/2019 47.261,61 12/03/2019 47.261,61 12/03/2019
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE PALMEIRÓPOLIS BRASIL CARD ADMINISTRADORA DE CARTOES LTDA 2019000077100 46.445,40 15/04/2019 46.445,40 15/04/2019 46.445,40 15/04/2019
SECRETARIA EXECUTIVA DE GESTAO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRÓPOLIS INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2019000079789 44.955,04 30/07/2019 44.955,04 30/07/2019 44.955,04 30/07/2019
SECRETARIA EXECUTIVA DE GESTAO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRÓPOLIS INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2019000080096 44.916,74 30/08/2019 44.916,74 30/08/2019 44.916,74 30/08/2019
SECRETARIA EXECUTIVA DE GESTAO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRÓPOLIS BRASIL CARD ADMINISTRADORA DE CARTOES LTDA 2019000077015 38.321,50 12/04/2019 38.321,50 12/04/2019 38.321,50 15/04/2019
SECRETARIA EXECUTIVA DE GESTAO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRÓPOLIS SINDICATO RURAL DE PALMEIROPOLIS 2019000079361 29.000,00 10/07/2019 29.000,00 10/07/2019 29.000,00 10/07/2019
SECRETARIA EXECUTIVA DE GESTAO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRÓPOLIS INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2019000076076 27.688,20 28/02/2019 27.688,20 28/02/2019 27.688,20 28/02/2019
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE PALMEIRÓPOLIS GLENIO AMARAL DA SILVA - ME 2019000078259 26.250,00 05/06/2019 26.250,00 06/06/2019 26.250,00 06/06/2019
SECRETARIA EXECUTIVA DE GESTAO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRÓPOLIS INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2019000078545 24.652,52 30/05/2019 24.652,52 30/05/2019 24.652,52 30/05/2019
SECRETARIA EXECUTIVA DE GESTAO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRÓPOLIS INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2019000076344 24.019,88 29/03/2019 24.019,88 29/03/2019 24.019,88 29/03/2019
SECRETARIA EXECUTIVA DE GESTAO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRÓPOLIS INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2019000075845 24.005,42 31/01/2019 24.005,42 31/01/2019 24.005,42 31/01/2019
FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PALMEIRÓPOLIS ROBSON DE ABREU CARVALHO EIRELI-ME 2019000075236 21.600,00 12/02/2019 21.600,00 12/02/2019 21.600,00 15/02/2019
SECRETARIA EXECUTIVA DE GESTAO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRÓPOLIS SINDICATO RURAL DE PALMEIROPOLIS 2019000079208 21.000,00 28/06/2019 21.000,00 28/06/2019 21.000,00 28/06/2019
FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PALMEIRÓPOLIS ANA LAURA GONCALVES RESENDE 2019000077483 21.600,00 14/05/2019 14.400,00 14/05/2019 14.400,00 14/05/2019
FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PALMEIRÓPOLIS ANA LAURA GONCALVES RESENDE 2019000077483 21.600,00 14/05/2019 7.200,00 14/05/2019 7.200,00 14/05/2019

 

Palmas, 16 de outubro de 2019.

CONSELHEIRO RELATOR VINCULADO A UNIDADE JURISDICIONADA
Documento assinado eletronicamente por:
HIGO MENDES DE SOUSA, AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO,
em 29/11/2019 às 17:46:25, conforme art. 18, da Instrução Normativa TCE/TO Nº 01/2012.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://www.tceto.tc.br/valida/econtas informando o código verificador 40053 e o código CRC CE97C86

Av. Joaquim Teotônio Segurado, 102 Norte, Cj. 01, Lts 01 e 02 - Caixa postal 06 - Plano Diretor Norte - Cep: 77.006-002. Palmas-TO.
Fone:(63) 3232-5800 - e-mail tce@tce.to.gov.br